terça-feira, 10 de abril de 2012

Facebook pode dizer se vale a pena contratar um funcionário

No entanto, um novo estudo publicado no Journal of Applied Social Psychology aponta que existe outro bom motivo para que os empregadores deem uma “passadinha” no perfil de seus candidatos: saber quanto eles serão bons no trabalho.
Os pesquisadores contrataram vários profissionais de RH para classificar as páginas de estudantes universitários de acordo com o quão “empregáveis” eles pareciam.
Um dos autores do estudo Don Kuemper, da Northern Illinois University, explica que os estudantes foram classificados em aspectos como estabilidade emocional, consciência, extroversão, curiosidade e afabilidade, com base apenas nas suas páginas na rede social.
Depois de seis meses, empregadores foram consultados sobre o desempenho desses estudantes e com os resultados, os pesquisadores concluíram que existe uma forte correlação entre os comentários e previsões feitos pelos profissionais de RH com base no Facebook dos candidatos e a atuação deles dentro das empresas.
Os especialistas afirmaram ainda que uma pessoa que publica em sua página coisas exageradamente emocionais ou aqueles que mudam de humor constantemente em suas publicações não são vistos como bons candidatos, ao passo que aquelas que aparecem em várias fotos com amigos parecem ser mais amigáveis, característica essencial para um candidato a emprego.
O perfil de um candidato no Facebook é considerado a sua primeira entrevista. Se o recrutador não sentir firmeza no candidato online, dificilmente gostará dele na entrevista.

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